A igreja

A Igreja Batista Belém, nasceu como congregação na Rua Floresta, 174, S. Caetano. Em 15 de junho de 2001, sendo oriunda da 1ª Igreja Batista de Itabuna, um grupo de irmãos corajosos viu a necessidade de mais um local de adoração já que existia um bom número de pessoas que podiam se reunir em alguns dias da semana e aos domingos na sede. Esse foi o dia do marco inicial, tivemos um culto muito abençoado com a presença além do Pr. Samuel Barreto, da referida Igreja, que nos trouxe uma importante mensagem de incentivo baseada em Mt. 6:33, aquela noite foi enriquecida com o comparecimento de inúmeras pessoas da Igreja e de outras denominações.

Logo depois a Congregação se reuniu e elegeu a sua primeira diretoria que ficou composta assim: Diretor: Pr. Valdevino dos Santos Silva, seminarista na época; Vice-diretor: Egnaldo Farias, forte incentivador do novo trabalho; Tesoureiro: Carlos Alberto C. Santos; 2º Tesoureiro: Nélio Wanderley; Secretária: Eufrosina Ramos dos Santos (in-memoriam); Diretores de Evangelismo: Edvaldo Macedo e Albertino Xavier; Diretora de Música: Beatriz Silva Santos; Sociabilidade: Carmosina Mª da Silva e Rosangela Farias; Zeladoria: João Luiz e Lídia Maria; Introdutor: Zilton Vicente.

Os trabalhos congregacionais eram realizados às terças-feiras e aos sábados depois passou a se reunir também aos domingos. A congregação começou a crescer, e, em 2004, solicitamos autorização a Igreja para a compra de um terreno medindo 7 metros de frente por 22m de fundo. Pedimos orientação a Deus e compramos com recursos próprios mais um terreno. Logo em seguida conseguimos mais dois terrenos, sendo um doado por um dos nossos irmãos, somando assim, uma área de 550 metros quadrados. Foi um grande desafio para começar construir porque pagávamos aluguel e caro. Mas, Deus continuou nos abençoando sobremaneira, em 12 de março de 2005 organizamos a nossa Igreja com 32 membros que passou a ser chamada Igreja Batista Belém. No mesmo dia foi empossado em seu Ministério Pastoral o Pr. Valdevino dos Santos Silva, que já tinha sido ordenado e consagrado ao ministério pela 1ª Igreja Batista de Itabuna, mãe, em 28 de agosto de 2004.

A sua primeira diretoria como Igreja ficou assim: Presidente: Pr. Valdevino dos Santos Silva; Vice-Presidentes: José Enéas Rodrigues de Sá e Carmosina Maria da Silva; Tesoureiros: Alberto Carlos dos Santos e Sonia Maria Passos Ribeiro; Secretárias: Maria Helena Rodrigues de Sá e Janete dos Santos Lima. Em fevereiro de 2006, enfrentamos o desafio de iniciar a construção do nosso templo nos terrenos adquiridos neste local. Em 15 de setembro de 2007, inauguramos parcialmente o novo templo que passamos a nos reunir em uma de suas dependências e saindo assim do pagamento de aluguéis. O nosso templo tem capacidade para abrigar 600 pessoas bem acomodadas, com dependências amplas para educação religiosa e outros trabalhos sociais. A nossa construção é muito bem arquitetada que atende plenamente às exigências de uma estrutura moderna e podemos dizer que é um dos projetos mais bonitos de nossa cidade. Temos hoje duas congregações, a igreja coopera ativamente com a nossa associação, plano cooperativo da Convenção e contribui com todas as missões da nossa denominação. Em breve estaremos sustentando integralmente pelo menos um missionário no campo estrangeiro ou brasileiro para que nos ajude a disseminar a obra que o Senhor nos confiou. Estamos crescendo sem sensacionalismo e modernidade litúrgica. Priorizamos uma doutrina sadia à luz dos ensinos bíblicos razão pela qual, Deus tem honrado a nossa fidelidade. Somos muito abençoados. Atualmente, temos entre membros e congregados 130 pessoas. São irmãos simples compostos de crianças, adolescentes, jovens e adultos que têm o seu coração na obra do Senhor. Pr. Valdevino dos Santos Silva.